Picture1

No mundial da FIFA que acontece na Rússia este ano, a preocupação com a segurança está sendo de enorme importância neste que é um evento de grande porte. As checagens são inúmeras e as autoridades andam bem precavidas. Dia a dia, muitos passam por uma ‘maratona de fiscalizações’. Na entrada nos estádios, raio-x em todas as malas e uma passagem pelo detector de metais, além de uma revista pessoal da equipe de segurança. Alguns já até pegaram o macete: faça a posição Cristo Redentor (braços abertos e palmas da mão viradas para frente) e tudo será mais prático.

Também sempre é preciso mostrar a tela do celular desbloqueada e ligar os laptops. Tudo para garantir que não são outros tipos de dispositivo ‘disfarçados’. Um torcedor ratou que em um de seus primeiros dias na Rússia, trouxe um garrafa de água na mochila. Por que fez isso? Primeiro, teve de tirar o rótulo, já que não era da marca de um dos patrocinadores do torneio. Depois, entregou aos seguranças que já o olhavam torto. Abriram a garrafa e começaram a cheirá-la. Exagero ou não?

No trajeto entre Moscou e Rostov, por exemplo, palco da estreia da seleção brasileira no Mundial, diante da Suíça. A primeira passagem por raio-x e detector de metais vem logo na entrada da estação de trem que lava para o aeroporto Vnukovo. Primeira parte superada com sucesso. Hora do aeroporto. E aí, não dá nem para pensar em chegar em cima da hora para pegar seu voo. Até sentar efetivamente na poltrona da aeronave, são muitas etapas. O recomendável, mesmo nos voos internos, é chegar com 3 horas de antecedência. Para começar, não dá nem para entrar no aeroporto sem passar novamente por raio-x e detector de metais. Na hora da ida para os portões de embarque, como é tradicional, a dobradinha se repete e vem acompanhada daquela revista pessoal. Antes de efetivamente chegar ao portão de embarque, há uma verificação de passaporte, o que resulta em um carimbo de autorização na passagem. Agora sim, hora de voar.

Por essas e outras a Rússia tem inovado em elevar sua segurança para que o seu estigma de país ameaçador caia um pouco por terra e se levante a nação forte e responsável, esta é a imagem que o governo deseja transmitir ao mundo.

Categorias: Blog da NEOeX

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *